Marina textil

Tecidos resistentes ao fogo para bombeiros

 

Os máximos responsáveis pela luta e extinção de incêndios merecem um alto reconhecimento por seu extraordinário trabalho e que, em definitivo, tudo o que diz respeito a este coletivo foi concebido para cumprir com os mais altos valores de proteção e conforto, aceitando uns tecidos de alta qualidade e elevados custos. Os tecidos obtidos a partir de fibras aramídicas são as predominantes neste setor, porquanto fornecem altos valores de resistência a trações mecânicas e durabilidade às peças de roupas confeccionadas, sendo em simultâneo completamente resistentes ao fogo.

Os inconvenientes resultantes da utilização destas peças de roupa são os elevados custos destas matérias-primas e o mau conforto que oferecem. Além disso, este é um setor muito dependente das "marcas", em que as possibilidades de entrar neste mercado ficam reservadas a duas ou três grandes marcas comerciais. Por estas razões, a Marina Textil desenvolveu uma gama de tecidos técnicos obtidos com misturas de meta- e para-aramidas, de nova geração, a preços mais acessíveis e de contrastada proteção e eficácia sobre o terreno.

Os diferentes perigos a que os bombeiros se enfrentam em situações de máximo risco variam da máxima exposição ao fogo ou acidentes de qualquer natureza, à proteção contra cortes ou arranhões de diversa consideração. Por isto tudo, falamos de um setor em que prima uma extrema qualidade, onde os tecidos de proteção utilizados oferecem uma excelente resistência às chamas, resistência mecânica, e que permitam, na maior medida do possível, uma boa portabilidade.


EN11612  -  Heat and flame
expert 2